SIGA O 24H

Fórmula 1, a Ferrari foi a primeira equipe a apresentar seu novo carro para a temporada 2020,

Publicado

em

Compartilhar isso...

Ferrari apresenta novo carro com vermelho mais forte para tentar quebrar jejum de títulos na F1

Novo modelo SF1000 será pilotado mais uma vez por Charles Leclerc e Sebastian Vettel; equipe italiana não é campeã de pilotos desde 2007 e de construtores desde 2008

Para tentar voltar ao primeiro lugar na Fórmula 1 depois de mais de uma década, a Ferrari foi, pelo menos, a primeira equipe a apresentar seu novo carro para a temporada 2020, nesta terça-feira. Batizado de SF1000, numa menção aos 1000 grandes prêmios que o time completará este ano na categoria, o carro foi revelado no Teatro Valli, em Reggio Emilia.

A máquina que será pilotada por Charles Leclerc e Sebastian Vettel tem um vermelho mais forte e clássico, remetendo aos anos 1980, e os números têm uma tipologia semelhante à da época para homenagear Gilles Villeneuve, grande ídolo da equipe morto em 1982.

Na parte técnica, a principal novidade visível em relação ao carro do ano passado foi a colocação de apêndices aerodinâmicos nas proximidades da tomada de ar do motor, enquanto a asa dianteira seguiu o mesmo conceito do ano passado. No entanto, é esperado que a equipe se apresente para a pré-temporada com mudanças no carro, e, segundo a própria equipe, o projeto foi “extremo” para este ano. Piloto da Ferrari mais bem colocado no último campeonato, Charles Leclerc se mostrou ansioso para sua segunda temporada pela Ferrari:

– A abordagem é um pouco diferente, já conheço mais o time, estou mais pronto para este ano. Já conheço as pessoas, é um grande desafio e estou ansioso para guiar o carro. Vamos trabalhar juntos para desenvolvê-lo. Estou bem preparado fisicamente e vou tentar dar o meu melhor, e espero que o carro seja o melhor possível.

Sebastian Vettel e Charles Leclerc com os macacões a serem usados em 2020 — Foto: Divulgação
Sebastian Vettel e Charles Leclerc com os macacões a serem usados em 2020 — Foto: Divulgação


Já Sebastian Vettel, em sua sexta temporada pela Ferrari, tentará se recuperar depois de uma sequência de erros nos últimos dois anos e de questionamentos de torcedores e fãs:

– Eu já gosto do SF1000, é diferente do carro de 2019. Foi um ótimo trabalho e você pode vê-lo.

Ferrari SF1000 será pilotada por Sebastian Vettel e Charles Leclerc em 2020 — Foto: Divulgação/Ferrari
Ferrari SF1000 será pilotada por Sebastian Vettel e Charles Leclerc em 2020 — Foto: Divulgação/Ferrari

Com capacidade para mais de mil pessoas, o Teatro Valli foi inaugurado no século XIX, em 1857, e foi usado para a apresentação do carro por ter sido lá que foi escolhida a bandeira tricolor da Itália. O evento começou com uma orquestra formada por jovens tocando uma música acompanhada de um DJ. Em seguida, o CEO Louis Camilleri leu um discurso para os presentes e lembrou do legado de Enzo Ferrari, fundador da equipe e morto em 1988.

– Estamos aqui juntos por causa de uma grande paixão. Nós da Ferrari estamos conscientes da responsabilidade que está nos nossos ombros e estamos de olho no objetivo do título, com determinação para alcançarmos nossas ambições. Com a responsabilidade, vem a pressão, e com essa pressão, no lado positivo, é inspirador para darmos o nosso melhor. Será um ano interessante, uma temporada longa, com uma dura competição. Em paralelo, iremos desenvolver um novo carro para o novo regulamento em 2021. O time estará muito ocupado. Tenho confiança de que temos a criatividade, e disciplina – disse Camilleri.

Logo depois, o chefe da equipe, Mattia Binotto falou sobre as expectativas da Ferrari para quebrar um incômodo jejum de títulos – desde 2007, a equipe não é campeã de pilotos (Kimi Raikkonen), e, desde 2008, não leva o campeonato de construtores:

– É a mesma emoção. Neste ano teremos dois eventos importantes para celebrar: os 70 anos da Fórmula 1 e o GP 1000 da Ferrari. A Ferrari sempre esteve lá desde o começo da Fórmula 1, é a equipe que mais venceu, é muito especial e incrível. Certamente estamos orgulhosos disso. A competição está no nosso DNA. Temos de nos concentrar na confiabilidade do carro, um dos nossos pontos fracos do ano passado, e ainda no campeonato de 2021. Temos de estar prontos para isso.

Compare as Ferraris de 2020 e 2019

Visão lateral da nova Ferrari SF1000 — Foto: Divulgação/Ferrari
Visão lateral da nova Ferrari SF1000 — Foto: Divulgação/Ferrari

Visão lateral da nova Ferrari SF1000 — Foto: Divulgação/Ferrari

Visão lateral da Ferrari SF90 que disputou a temporada 2019 — Foto: Divulgação
Visão lateral da Ferrari SF90 que disputou a temporada 2019 — Foto: Divulgação

Visão lateral da Ferrari SF90 que disputou a temporada 2019 — Foto: Divulgação

Antes da Ferrari, as equipes Haas Mercedes apresentaram apenas as pinturas, mas não os novos carros. Os próximos times a revelarem seus carros serão Renault e RBR, nesta quarta-feira.

Calendário de lançamentos dos carros

12 de fevereiro – Renault – Paris (França)
12 de fevereiro – RBR – online
13 de fevereiro – McLaren – Woking (Inglaterra)
14 de fevereiro – Alpha Tauri – Salzburg (Áustria)
14 de fevereiro – Mercedes – Silverstone (Inglaterra)
17 de fevereiro – Racing Point – Mondsee (Áustria)
17 de fevereiro – Williams – Grove (Inglaterra)
19 de fevereiro – Haas – Barcelona (Espanha)
19 de fevereiro – Alfa Romeo – Barcelona (Espanha)

Dividida em duas partes, a pré-temporada da F1 será realizada em Barcelona, na Espanha. Na primeira bateria de testes, os pilotos estarão na pista entre os dias 19 e 21, enquanto a segunda etapa dos treinos será feita de 26 a 28 de fevereiro. A temporada 2020 da Fórmula 1 começará no dia 15 de março, na Austrália.

+ Calendário da Fórmula 1 em 2020
+ Veja equipes e pilotos da próxima temporada
+ Confira as datas de lançamento dos carros deste ano

Por GloboEsporte.com — Reggio Emilia, Itália / Foto: Divulgação/Ferrari

POLITICA / ESPORTE. - Jornalista DRT - 2590-PI / Radialista DRT - 966-PI e Diretor Executivo PSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade