SIGA O 24H

ELEIÇÕES 2024

Marta Suplicy em reunião com o presidente Lula sobre as eleições de 2024.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Após conversa com Lula, Marta Suplicy aceita ser vice de Boulos

Informação foi confirmada ao blog por aliados do deputado e pré-candidato à prefeitura de São Paulo.

A ex-prefeita de São Paulo e ex-petista Marta Suplicy (sem partido) aceitou ser candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), após conversa com o presidente Lula. Informação foi confirmada ao blog por aliados do deputado e pré-candidato à prefeitura de SP.

Nesta segunda-feira (8), o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) afirmou, após reunião entre o presidente Lula e Marta, que o “caminho está posto” para que a ex-ministra retorne ao PT. O encontro, que teve a presença de Falcão, ocorreu no Palácio do Planalto.

Lula e Boulos em evento do MTST em São Paulo.  — Foto: DEIVIDI CORREA/ESTADÃO CONTEÚDO

Lula e Boulos em evento do MTST em São Paulo. — Foto: DEIVIDI CORREA/ESTADÃO CONTEÚDO

Prefeita da capital paulista entre 2001 e 2004, Marta negocia o retorno ao PT desde o ano passado. A política deixou o PT em 2015, após 33 anos de filiação ao partido pelo qual foi prefeita, deputada, senadora e ministra da Cultura e do Turismo.

Para retornar ao PT, Marta terá de deixar o cargo que ocupa na prefeitura de São Paulo. Atualmente, ela é secretária de Relações Internacionais do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição e enfrentará Boulos na eleição de outubro.

Xadrez político

RAliados de Bolsonaro: Nunes errou ao manter Marta

Aliados de Bolsonaro ouvidos pelo blog analisaram que Ricardo Nunes errou ao manter Marta no cargo e consideram que a aproximação da ex-prefeita com Lula “estava evidente”. Em dezembro, por exemplo, Lula convidou Marta para participar de um café da manhã com os catadores de lixo em São Paulo e ela foi.

Segundo os aliados bolsonaristas, Nunes não tem como “posar de marido traído” por conta do novo encontro dela com Lula. A fonte ouvida pelo blog diz que a narrativa de traição não “vai colar”, pois demonstraria fraqueza por parte do atual prefeito.

A pressão agora é para que venha uma resposta o mais rápido possível por parte de Nunes.

Marta na eleição anterior

Em 2020, Marta Suplicy fez campanha ao lado de Bruno Covas (PSDB) e seu vice, Ricardo Nunes. A chapa Covas-Nunes foi eleita com 59,38% dos votos válidos, derrotando justamente Guilherme Boulos, que obteve 40,62% na chapa com Luiza Erundina (Psol).

Ricardo Nunes assumiu a prefeitura em 2021, após morte de Bruno Covas, vítima de câncer.

Bruno Covas  e Ricardo Nunes (ao fundo) acompanharam o voto da então aliada política Marta Suplicy nas eleições de 2020. — Foto: Philipe Guedes/TV Globo

Bruno Covas e Ricardo Nunes (ao fundo) acompanharam o voto da então aliada política Marta Suplicy nas eleições de 2020. — Foto: Philipe Guedes/TV Globo

Por Daniela Lima

G1.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade