SIGA O 24H

Educação

Uespi pode encerrar greve nesta terça-feira (05)

Publicado

em

Compartilhar isso...
Após segunda audiência de conciliação, reajuste de 17% em três parcelas e reposição das atividades perdidas são os principais pontos do acordo.

Acordo entre Governo do Estado e professores da Uespi pode encerrar greve nesta terça-feira (05)

Após quase quatro meses de greve, representantes do Governo do Estado e professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) chegaram a um acordo que pode encerrar o movimento paredista nesta terça-feira, (05). A decisão foi tomada após a segunda audiência de conciliação, que envolveu diversos compromissos entre as partes.

Foto: Ascom/TJ-PI 

Um dos pontos principais do acordo é o reajuste de 17% que será concedido aos professores da Uespi, sendo pago em três parcelas nas seguintes datas: 1º de maio de 2024, 1º de maio de 2025 e 1º de maio de 2026. Além disso, a categoria assegurou a reposição das atividades perdidas durante o movimento, garantindo que o desenvolvimento educacional dos alunos não seja prejudicado.

A professora Lucineide Barros, representante da categoria, destacou a importância da Assembleia que está prevista para esta terça-feira. “Foi uma reunião bastante demorada, mas conseguimos discutir todos os pontos da pauta. Na Assembleia, vamos apresentar a ata dessa audiência e deliberar sobre os próximos passos”, afirmou.

Foto: Ascom/TJ-PI 

Outra medida importante aceita pelo Governo foi o arquivamento do Projeto de Lei Complementar do Governo 9/23 (PLCG), que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos professores da Uespi. O tema será retomado após um estudo sobre o regime de trabalho dos docentes, com a participação do ADCESP.

O secretário estadual de administração, Samuel Nascimento, considerou o acordo satisfatório, destacando a transparência e colaboração nas negociações. O governo reafirmou, em nota, que o reajuste proposto está acima da inflação, demonstrando o compromisso com a valorização dos professores e a qualidade do ensino superior público do Estado.

Proposta já havia sido feita

Durante outra reunião, concretizada em 23 de Fevereiro de 2024 e com mais de duas horas de diálogo, representantes do Governo do Estado levantaram a proposta de 17% de reajuste em 3 parcelas no período de dois anos, mas não houve consenso.

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), uma nova audiência de mediação foi marcada para essa segunda-feira, (04), visando solução para a classe.

Até o momento, aguarda-se a conclusão de consenso entre as partes.

  •  DILMARIA CARVALHO

Bandpiaui.com

2 Comentários

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade