SIGA O 24H

FUTEBOL Radiopsn

Enquanto não define uma data para a volta de suas competições, a Conmebol estuda mudar o formato de uma delas.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Conmebol estuda mudar formato e adotar fase de grupos na Copa Sul-Americana no futuro

Entidade quer garantir quantidade mínima de jogos para equipes e não perder tanto em audiência com queda precoce de grandes clubes. Mudança, no entanto, é improvável para 2021

Enquanto não define uma data para a volta de suas competições, a Conmebol estuda mudar o formato de uma delas. A entidade avalia uma proposta de implementar uma fase de grupos na Copa Sul-Americana, que passaria a ser disputada em modelo semelhante ao da Libertadores.

As conversas estavam adiantadas, mas foram paralisadas com a pandemia do novo coronavírus, o que dificulta qualquer mudança para 2021. A ideia foi discutida apenas informalmente e precisa passar pela aprovação do Conselho da Conmebol.

A entidade sul-americana, no momento, preocupa-se em garantir o retorno de suas competições. Como a disputa da Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2020 podem adentar o próximo ano, é difícil que a modificação seja adotada em 2021, com um calendário apertado.

  • Conmebol planeja volta de Copas em setembro e não vê problema extensão até 2021
  • Conmebol quer volta sem torcida, mas presidente garante: “Não será da noite para o dia”
Matheus Alessandro lamenta eliminação do Fluminense contra o Unión La Calera: queda precoce de grandes clubes motiva conversas por mudança do formato — Foto: AFP

Matheus Alessandro lamenta eliminação do Fluminense contra o Unión La Calera: queda precoce de grandes clubes motiva conversas por mudança do formato — Foto: AFP

A principal razão para a mudança é financeira. No formato atual, clubes tradicionais correm o risco da eliminação após a disputa de apenas dois jogos. Com uma fase de grupos, teriam uma quantidade mínima de partidas. Portanto, os clubes e a entidade sul-americana poderiam faturar mais com direitos de transmissão.

Caso o modelo adotado seja o da Libertadores, com grupos de quatro integrantes cada e jogos de ida e volta na chave, cada equipe teria um mínimo de seis jogos na fase inicial. Desde sua primeira edição, em 2003, a Copa Sul-Americana é disputada apenas em mata-mata.

A queda de grandes clubes brasileiros na primeira fase do torneio em 2020 motivou a discussão. Atlético-MG, Fortaleza, Fluminense e Goiás foram eliminados. Os times do Brasil são responsáveis por grande parte da audiência das competições sul-americanas e, portanto, rendem ganhos financeiros.

Competição equivalente à Copa Sul-Americana, a Liga Europa também era disputada apenas em mata-mata e adotou a fase de grupos a partir da 2004/05, quando ainda se chamava Copa da Uefa.

Oficialmente, a Conmebol diz que “sempre estuda possíveis formatos para melhorar seus campeonatos, mas hoje não há nada concreto”. O torneio conta atualmente com 44 clubes, mais 10 eliminados da Libertadores, que entram a partir da segunda fase. Em seu modelo atual, a Sul-Americana tem seis fases, com 11 datas – a final é única.

A Sul-Americana de 2020 teve apenas sua primeira fase disputada. A segunda fase seria nos dias 20 e 27 de maio. A ideia da Conmebol é que suas competições retornem em setembro. Vasco e Bahia seguem na disputa.

Por Daniel Mundim e Martin Fernández — Rio de Janeiro e São Paulo

Fonte: Globoesporte.globo.com

ESPORTES INTERNACIONAIS

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade