SIGA O 24H

Geral

PM atendeu mais de 2 mil ocorrências de descumprimento à Lei Seca no Piauí

Publicado

em

Compartilhar isso...

Governo prorroga aplicação da lei seca para o próximo fim de semana e adia feriado no Piauí

Wellington Dias  — Foto: CCOM
Wellington Dias — Foto: CCOM

Governador anunciou que vai renovar decreto que proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos e áreas externas de bares, restaurantes e casas de eventos.

A proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos será prorrogada para o próximo fim de semana no Piauí. Além disso, o feriado do Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de outubro, foi adiado para sexta-feira (30), prolongando o feriado com o dia de finados (2). As informações foram anunciadas pelo governador Wellington Dias (PT) nesta segunda-feira (26).

  • O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas

Para o cumprimento da aplicação da Lei Seca, o governador anunciou expedir um novo decreto prorrogando as restrições estabelecidas no último final de semana. Segundo ele, as novas medidas têm o mesmo objetivo: reduzir os índices de transmissão do vírus, diminuir os números de adoecimento e óbitos.

“Nós teremos as mesmas operações, que levam em conta quem desobedece o decreto, ou seja, as regras contra o coronavírus. Quem está obedecendo as regras, seja o comércio, restaurante, repartição pública, supermercado, continua da mesma forma que estava. Apenas quem não usar máscara, dirige alcoolizado, esse aqui é que a gente quer que tenha uma solução, para evitar pressão sobre vagas de UTI e chamar atenção para algumas regiões”, disse o chefe do poder executivo estadual.

Conforme o decreto aplicado no último sábado (24) e domingo (25), o consumo de bebidas é liberado apenas para clientes sentados às mesas dos estabelecimentos, com o respeito às medidas sanitárias para evitar a contaminação por coronavírus.

A orientação de repetir as restrições no fim de semana foi dada pelo Comitê de Ações Emergenciais (COE), que segue acompanhando os números relacionados à Covid-19, com atenção especial às regionais de Bom Jesus, Oeiras e São Raimundo Nonato, onde a média móvel de casos segue em elevação.

“Há necessidade de se manter para o próximo final de semana, até por ser um feriado prolongado, para garantir que as medidas higienicossanitárias sejam obedecidas e garantir a proteção da nossa população”, declarou o médico José Noronha, membro do COE.

Avaliação da Lei Seca

O governador também avaliou de forma positiva os resultados obtidos após a adoção de medidas relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Para ele, o objetivo é reduzir a transmissibilidade da doença e o óbito, visto que o estado havia apresentado alta na média móvel de mortes pela Covid-19.

“Nós tivemos uma cooperação em todo o estado e tivemos, claramente, uma melhora na redução de desobediência, tivemos operações, e em relação a alguns municípios, isso sempre causa alguns transtornos. E o resultado disso é que a gente espera reduzir a transmissibilidade, reduzir o adoecimento por Covid-19 e o óbito”, afirmou.

PM atendeu mais de 2 mil ocorrências de descumprimento à Lei Seca no Piauí  — Foto: Divulgação PM-PI

PM atendeu mais de 2 mil ocorrências de descumprimento à Lei Seca no Piauí — Foto: Divulgação PM-PI

A Polícia Militar informou que atendeu mais de 2 mil ocorrências, em todo o Piauí, relacionadas ao descumprimento da Lei Seca no fim de semana entre os dias 24 (sábado) e 25 (domingo). De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), foram feitas 37 autuações de estabelecimentos que descumpriram o decreto estadual.

Decreto proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos e áreas externas de bares e restaurantes — Foto: Giovanna Gomes / Unsplash / Divulgação
Decreto proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos e áreas externas de bares e restaurantes — Foto: Giovanna Gomes / Unsplash / Divulgação

Por G1 PI — Teresina

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade